SamuelGraças_edited_edited.jpg

"Olá, meu nome é Samuel Graças.

Sou historiador da arte, curador e diretor da Ícone Assessoria Artística. Por experiência, eu sei que o cenário atual da arte pode parecer um tanto confuso, deixando o artista sem saber como proceder para alcançar maior visibilidade. Se esse é o seu caso, eu posso te ajudar. Minha grande missão é encontrar e promover talentos das artes visuais! Te aconselho a estudar todo o material disponível neste site, logo depois, entre em contato conosco. Envie-nos seu portfólio ou, então, imagens de suas obras acompanhadas de um curto texto sobre sua trajetória. Será um prazer analisar seu trabalho.​"

Trajetória

Samuel Graças graduou-se em História da arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolveu sua pesquisa sobre o mestre muralista Lydio Bandeira de Melo. Na UFRJ, teve a oportunidade de estudar com conceituados nomes das artes visuais, entre eles: Angela Ancora da Luz, Paulo Venâncio Filho e Felipe Scovino. Atualmente, Samuel é mestrando em História Social da Cultura na Pontifícia Universidade Católica; sendo integrante da linha de pesquisa “História da arte e da arquitetura”.
 

Durante sua carreira, Samuel Graças passou por relevantes instituições culturais, tais como o Museu Dom João VI e a Caixa Cultural RJ. Trabalhou na organização de diversas exposições em prestigiados espaços de arte, a já citada Caixa Cultural é um exemplo, bem como o Paço Imperial. Nessas experiências, pôde desenvolver laços profissionais com artistas, curadores e produtores de várias partes do Brasil e do mundo.
 

Samuel possui uma sólida trajetória no mercado. Ele é diretor da Ícone Assessoria, já participou das duas maiores feiras de arte contemporânea do país (SP Arte e ArtRio) e fez parte da equipe da Galeria Movimento, onde negociava obras de artistas reconhecidos como o tcheco Jan Kaláb, o consagrado veterano Xico Chavez e os grafiteiros Toz e Tinho.
 

Toda essa estrada no universo da arte contemporânea o ensinou, in loco, como funcionam as complexas engrenagens do mercado de arte e também quais são os caminhos mais efetivos para a promoção da carreira de um artista.