Samuel Graças graduou-se em História da arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolveu sua pesquisa sobre o mestre muralista Lydio Bandeira de Melo. Na UFRJ, teve a oportunidade de estudar com conceituados nomes das artes visuais, entre eles: Angela Ancora da Luz, Paulo Venâncio Filho e Felipe Scovino. Atualmente, Samuel é mestrando em História Social da Cultura na Pontifícia Universidade Católica; sendo integrante da linha de pesquisa “História da arte e da arquitetura”.
Durante sua carreira, Samuel Graças passou por relevantes instituições culturais, tais como o Museu Dom João VI e a Caixa Cultural RJ. Trabalhou na organização de diversas exposições em prestigiados espaços de arte, a já citada Caixa Cultural é um exemplo, bem como o Paço Imperial. Nessas experiências, pôde desenvolver laços profissionais com artistas, curadores e produtores de várias partes do Brasil e do mundo.
Samuel possui uma sólida trajetória no mercado. Ele é diretor da Ícone Assessoria, já participou das duas maiores feiras de arte contemporânea do país (SP Arte e ArtRio) e fez parte da equipe da Galeria Movimento, onde negociava obras de artistas reconhecidos como o tcheco Jan Kaláb, o consagrado veterano Xico Chavez e os grafiteiros Toz e Tinho.
Toda essa estrada no universo da arte contemporânea o ensinou, in loco, como funcionam as complexas engrenagens do mercado de arte e também quais são os caminhos mais efetivos para a promoção da carreira de um artista.