Simone Fiorani Momente
No dia a dia, quantas coisas nos atravessam? Quantas atitudes tomamos? Quantos olhares damos e recebemos? De tudo, o que nos move? O que fica? Para onde levamos nossas vivências? Para essa última indagação, a artista Simone Fiorani Momente tem uma resposta bastante clara: as experiências, próprias e alheias, são levadas a compor sua arte. Os momentos junto da família, a natureza no interior de São Paulo, a liberdade de viver o ontem hoje... Um caminho que a artista percorre através da escuta de si e do outro. Dos pormenores e maiores, adquirindo capacidade de botar nossa cabeça para ir por aí. Num passeio de mãos em que a saudade é também matéria prima.
Os relatos são inspiração tão forte no trabalho de Simone F M que, inclusive, despertou na artista a criação do Projeto Moradas. Nele, o fio condutor dá-se em "conte-me uma história e eu faço uma arte", ou seja, a partir da escuta de histórias, relatos que a provocam, tem início a criação de uma obra. Um jogo entre escuta e ação. Um jogo entre memória e sensação/técnica.
Na infância, Simone F M esteve estudou na Fundação das Artes em São Caetano do Sul, fato determinante na sua relação com o criar. Também teve grande influência em seu gosto os passeios com os pais em museus, em especial a Casa de Portinari. Despertado o gosto pela arte, mais tarde seguiu seu desenvolvimento através de outros estudos. Desenho, pintura. Trilhando um caminho de busca por aprimoramento e pesquisa acompanhada de seus papéis especiais para aquarela (Arches, Canson, Hahnemuhle), papéis coloridos (Colorplus, BoBunny, Carina Sartor, Bazzil), cola, espátula, tesoura, estilete, pincéis e tintas. Criando novas formas através de círculos/portais de acesso ao lugar de desejo, ondas/fluxos da vida, folhas/transição e renascimento. Transição e renascimento que transpassam a obra de Simone F M, adentrando sua vida, visto que a artista vive um lindo movimento: o de fazer da arte não mais somente um hobby. Algo mais. Formada em odontologia, reduz nesse momento as ações profissionais de outrora para possibilitar o sorriso através de seu fazer artístico.
Em um trabalho vibrante e envolvente, Simone F M usa cores vivas e formas orgânicas para criar uma obra dinâmica, assim como o caminho que trilhou pelo desenho com grafite e carvão, pinturas em porcelana, paisagens, flores e natureza morta até chegar ao encantamento com o expressionismo e o impressionismo.