Maximílian Rodrigues
Maximílian Rodrigues é um artista visual natural de Parintins, estado do Amazonas, que atualmente reside na cidade de Manaus. Sua trajetória artística iniciou-se durante o ensino fundamental ao começar a frequentar uma entidade filantrópica cultural chamada Casa de Acolhida. Nesse local, Maximílian estudou durante quatro anos desenho, pintura, cerâmica e artesanato. Segundo o artista, essa fase foi decisiva para que ele pudesse compreender a indissociabilidade entre arte e vida, uma vez que ambas se retroalimentam em imagens carregadas de memória afetiva e potência lírica.
Maximílian é um artista com formação acadêmica, sendo licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas. Sua temática principal é a Manaus das águas, melhor dizendo, a complexa relação da cidade com seus rios, lagos e igarapés. A partir da fotografia e da manipulação digital, o artista cria uma ciranda de cores e formas que expressam o individual e o coletivo: ali encontram-se memórias afetivas de um Maximílian criança ainda descobrindo os fluxos da água e da vida, mas também a questão do meio ambiente em destruição pela ação destrutiva humana.
Durante boa parte de sua trajetória, seu fazer artístico voltou-se para a criação enquanto meio de construção de imagens, algo que viria a mudar com sua entrada na universidade. As experiências acadêmicas e sociais fornecidas pelo contexto universitário possibilitaram uma transição do figurativo absoluto para uma dança bem ritmada entre figura e abstração. O artista passou, então, a utilizar softwares de edição para criar fundamentado na desconstrução da imagem digitalizada, utilizando como fonte de inspiração estética a forma visual de entender o mundo da criança que um dia fora.
É interessante notar como todo o processo de trabalho de Maximílian Rodrigues está conectado às ferramentas digitais. Ele faz o registro fotográfico com smartphones, para em seguida tratar suas fotografias digitalmente. De acordo com o artista, o processo de tratamento realizado confere às imagens uma “poética particular”. Por fim, suas fotos são divulgadas ao público geral através das redes socais.