Lui Trindade
Memória, experiência e identidade são pilares essenciais na construção de um verdadeiro artista. A identidade, intrínseca como é à existência. A experiência e sua vastidão. A memória que elabora, mexe e grava tudo isso, num mar de "certa vez" onde nem sempre a luz chega. É a partir de tais nuances da existência humana que a artista carioca Lui Trindade, em um jogo entre o figurativo e o geométrico, constrói sua obra através de acrílica, nanquim, gesso, carvão e bastão oleoso.
Licenciada em artes visuais pela FAAP, Lui Trindade teve seus primeiros contatos com a arte na infância, ao fazer da régua de arquitetura da mãe seu brincar. Muito para além de apenas um objeto, a figura materna foi basilar nessa fase inicial. Sua mãe foi a responsável por dar-lhe suas primeiras aulas de desenho, pois costumava ensinar a filha a desenhar as princesas das histórias que ouvia. Memória. Assim, Lui cresceu junto à arte. Já adulta, dois eventos foram determinantes em sua construção enquanto artista: a leitura de "Do Espiritual na Arte" de Wassily Kandinsky e o acesso ao universo infantil durante seus estágios da graduação, algo que aguçou sua percepção para a cor e suas possibilidades, ampliando, assim, seus meios, texturas, ritmos e dimensões. Experiência.
As obras Lui Trindade já foram expostas em diversos espaços, como por exemplo: Eixo Reversa Galeria, Niterói, RJ (2023); Na Lata Botafogo, Rio de Janeiro (2023); Sindicato de Artistas, São Paulo (2023); Salão Internacional de Artes, Madrid, Espanha (2023); VIII Oficina de Lucro Social Inmetro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (2021); Espaço Isla, São Paulo (2018). Em dezembro deste ano, a artista será uma das expositoras da mostra que a Ícone Assessoria Artística realizará no Centro Cultural Solar de Botafogo. Na exposição, Lui Trindade apresentará um díptico. Serão duas obras, porém um único sentimento: o trabalho nomeado como “O eremita” convida à observação cuidadosa, às sensações, provocando um meio entre o tempo, suscitando as latências que cada qual sustenta, dentre tantas, a identidade.