top of page
20210724_144237.jpg

Lua Clara Pasiani

Lua Clara carrega uma intensa conexão com as cores, transformandoas em obrasque nos proporcionam, um mergulho em novos universos. Nasceu em Curitiba, Paraná, onde sua prática artística foi estimulada desde cedo pela mãe, professora de arte e embalada pelas notas do pai, músico. Ainda há o namoro de adolescência, que tornou-se matrimônio, com um parceiro que, ao entrar para a faculdade de Artes Plásticas, foi-lhe mostrando mais amplamente o funcionamento do mundo artístico.

Estava escrito... ou pintado. Tudo indicava significativas confluências rumo à arte.

Através do uso de papel, tela, linho, tecidos, roupas, acrílica, óleo, aquarela, nanquim, tinta de carimbo, tinta látex, verniz, linha, tule e miçangas, a artista produz, com inspiração na natureza, das células ao universo, ou como ela mesma diz em "tudo que existe", dedicando um olhar ao micro e macro, os fazendo ganhar equivalente proporção.

As cores e padrões têm grande impacto na artista e em sua produção. Seu trabalho é feito em séries, cada uma trazendo uma narrativa, relacionando-se com a vida e tudo que a envolve. Cada série é algo dito, cravado na experiência dos que tomam contato com suas criações. Essencialmente processual, Lua é levada pela técnica e pelo sentimento em seu fazer artístico. Sem necessariamente saber para onde ir, mesmo sabendo. Um não-saber certeiro bem distante de um voo sem rumo.

Lua Clara formou-se bacharel em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e tem especialização em Estética e Filosofia da Arte pela UFPR. Sua arte esteve em diversos espaços importantes: 12º Salão de Artes Plásticas de Foz do Iguaçu (2000), Salão Graciosa de Artes Plásticas - Curitiba-PR, 4º Salão de Artes Plásticas de Paranaguá - Paranaguá-PR (2001), 4º Mostra da Câmara Municipal de Curitiba (2002), 1º Salão de Artes Plásticas de São José dos Pinhais (PR), 1º TIBA Exposição Coletiva (Curitiba-PR), Exposição Coletiva - UEL (Londrina-PR), Exposição Coletiva, Open House, Ambientes Imersivos, espaço cultural TAI (Curitiba-PR), Exposição Coletiva, Semana de Artes da EMBAP, Exposição Coletiva, Universidade Tuiuti - Curitiba-PR (2005), Salão Primavera, Clube Concórdia - Curitiba-PR (2006), Performance em frente ao MAC-PR, Grupo Re-Fluxus, Curitiba-PR (2008), 3º Salão de Outono da América Latina, Galeria Marta Traba, São Paulo-SP, Exposição Coletiva “Conversa Visual”, Semana de Artes Feminista da Academia de Letras da FDUSP, São Paulo-SP (2015), 11º Salão Nacional Victor Meirelles — edição extraoficial — Nacasa, Coletivo Artístico, Florianópolis (SC) e em 2020, Revista digital Arte Documenta n°6_ Artigo Macro Pinturas.

Atualmente reside e produz em Florianópolis no estado de Santa Catarina.

bottom of page