Foto(JôBianchi).jpg

Jô Bianchi

Jô Bianchi é uma artista visual carioca cujo pendor artístico manifesta-se, no mundo tangível, através de materiais como tinta acrílica, giz, pastel, areia e tecido.

Seus primeiros contatos com a arte deram-se na infância e foram propiciados pela igreja onde, então, congregava. Nesse local, ela começou a participar de atividades culturais voltadas para teatro, desfiles e também musicais, o que viria a catapultar a música ao patamar de grande referência criativa da jovem Jô. A futura artista, envolvida por toda a magia que o fazer artístico pode ter aos olhos de uma criança, encontrou ali um senso de encantamento que viria a marcar toda sua trajetória.

Suas obras sensibilizam, além disso, conectam a artista ao seu público a partir de uma via pura e honesta, iluminando questões do existir que normalmente passam desapercebidas na vida cotidiana. O abstracionismo de Bianchi nos ajuda a acessar sentimentos e emoções muitas vezes adormecidos ou esquecidos. A riqueza de tons quentes e suas pinceladas precisas e fortes ilustram uma dança entre o bruto e o sensível, entre o consciente e o subconsciente, entre aquilo que é visto e aquilo que é sentido:

 

Na pintura abstrata eu transponho, transcendo e me curo.” diz a artista.

 

Seu conhecimento técnico advindo do autodidatismo e sua experiência com diferentes linguagens artísticas influenciam diretamente as energias materializadas em suas telas. Emoções e sentimentos são o principal tema da artista, que em comunhão com a natureza, transmuta para as suas obras toda a intensidade de seu espírito livre.