top of page
20231003_110452_1.jpg

Isabella Leme Villalpando

Isabella Leme Villalpando constrói sua obra a partir das emoções. Formada pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo, carrega desde criança o desejo da criação e de fazer dela instrumento de vida. O desenho das personagens que imaginava, o contato com os quadrinhos e livros infantis, as idas aos museus junto ao pai, o caminho de infância que transcende o momento… Tudo isso se concretiza e vira parte (gigante) da vida.

A artista, que nasceu em São Paulo e que cresceu no Rio de Janeiro, tem uma trajetória que conta com importantes participações em exposições: Bela Bienal, Rio de Janeiro (RJ) e Helsinki (Finlândia); Poesia da Inspiração, Rio de Janeiro (RJ) e AVA Art Festival 2024, Osaka (Japão), Rio de Janeiro, Varkaus (Finlândia).

Interessante observar o processo criativo de Isabella. Se em seu início na pintura utilizava como base o estilo figurativo, linhas pretas, em questão de elementos, posteriormente amplia suas formas criativas se desprendendo dos meios de outrora e passando à experimentação. Um pouco pelo próprio processo vivido, outro tanto pela pandemia, período em que precisou, dado o isolamento, procurar os materiais para trabalho dentro de seu lar, tomando como matéria-prima o TUDO. Desde então, elementos diversos são utilizados na construção de um trabalho pautado em urgências diversas: feminicídio, desordem climática, racismo religioso e contradições socais. Temas de necessária difusão. Cada vez mais. Por tantas vozes e meios. Num trabalho que, de um jeito muito próprio, apresenta a imersão da artista em suas pesquisas para realizá-lo de um jeito seu, tão seu que torna-se parte de quem vê.

Isabella Leme Villapando. Uma mulher atenta ao tempo e as coisas, suas relações, pessoas, emoções... uma artista que desde pequena vê o mundo de um jeito seu. Tão seu que vira nosso também.

bottom of page