top of page
irie(foto).jpg

Iriê Salomão

O lugar onde nascemos é fundamental para a composição do que nos tornamos.

Mesmo que tal clareza não nos abrace diariamente, memórias, sensações e cheiros são as cores com as quais pintamos nossa tela-vida. Assim foi com o historiador, escritor e artista plástico Iriê Salomão, nascido entre os encantos das Minas Gerais, mais especificamente da cidade de Juiz de Fora.

Em 1977, Iriê participou pela primeira vez de um Salão Oficial, sendo o evento promovido pela Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras. Já nessa oportunidade, o artista foi premiado com Menção Honrosa. No ano seguinte, ele recebeu o 1º Prêmio Municipal de Juiz de Fora, tendo uma obra adquirida pelo Museu Mariano Procópio.

Iriê Salomão constrói sua arte a partir de uma sensível percepção cotidiana, fazendo do olhar sua primeira aproximação com o trabalho a ser desenvolvido. Esse ato minucioso é meio para descoberta, elevação da atenção e ressignificação do corriqueiro, tornando-o especial. O artista fala da Minas que vive, da Minas que descobriu quando criança, mas também daquela a que foi apresentado durante os estudos universitários, a Minas histórica dos primeiros tempos do século XVIII. A Minas do ouro. No contexto formal, Iriê trabalha pautado no desafio do depuramento técnico de maneira a assegurar a precisão das linhas e traços na composição preta e branca no nanquim, mantendo este rigor técnico/sentimental ao intercalar linhas, traços, pontos com o colorido da aquarela.

A trajetória deste artista mineiro conta com diversas mostras coletivas e individuais realizadas no Brasil e em países como Alemanha, Holanda, Inglaterra, Áustria, Portugal e EUA. Em 2012 e 2014, ele participou do Circuito Internacional de Arte Brasileira promovido pelo Colege Arte. No ano de 2018, Iriê Salomão abriu a individual “Entre Pontos” na Aliança Francesa de Niterói e foi o vencedor do 5º Salão de Artes do Centro de Cultura França-Alemanha de Niterói, com trabalhos inspirados em esculturas do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e em azulejos portugueses. Um ano mais parte, o artista foi um dos expositores de uma mostra coletiva realizada na Pop-Up Art Gallery da Casa Estilo, no Rio de Janeiro. Em 2021, Iriê foi convidado a expor seus trabalhos na galeria on-line da Associação Casa D’Itália; no ano seguinte, realizou duas individuais em sua cidade natal, uma no Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e outra intitulada “Reencontros” na Casa de Minas. Em 2023, Iriê Salomão exporá na mostra promovida pela Ícone Assessoria Artística, exposição que contará com a curadoria do Historiador da arte Samuel Graças.

bottom of page