Gleidson Riff
Apesar da poesia ser entendida como uma manifestação de beleza e estética concebida em forma de palavras, é possível encontrá-la para além dos versos. Um exemplo? As artes plásticas. Outro exemplo? Gleidson Riff e sua fusão de pluriversos.
Gleidson é poeta, artista plástico e arquiteto. Natural e residente de Ribeirão Vermelho, estado de Minas Gerais, ele possui formação em Educação Artística e Arquitetura, tendo, também, realizado cursos de aprimoramento na Sociedade Brasileira de Belas Artes e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Seus primeiros contatos com a arte deram-se, ainda na infância, através do gosto pelo desenho, pelas histórias em quadrinhos e por sucessivas visitas a museus e galerias. Pode-se dizer que esse início múltiplo o influenciou a transitar por diferentes códigos artísticos. Ele já aplicou seu fazer criativo em obras simbolistas, experimentais e abstratas, sendo que, atualmente, Gleidson Riff define-se como um artista figurativo.
Seja fazendo versos através de tinta ou pinturas em decassílabo, o artista desenvolve uma busca pela captação de emoções, em detrimento, apesar da natural presença em sua obra, da razão e da técnica. Ele parte do que nos atravessa todo o tempo: vidas, pessoas, gestos, paisagens, ações, lugares, escolhas... Gleidson busca o simples por um caminho complexo, como pode ser visto na obra “O Repouso”. A narrativa dessa composição apresenta espasmos do corriqueiro, todavia, em meio à calmaria, o artista propõe uma ebulição de ideias acerca do ócio e seus atravessamentos, por menores e maiores que sejam, levando o espectador a uma possível identificação.
Gleidson Riff possui um compromisso com a espontaneidade. Trabalhando com traços e pinceladas rápidas, ele faz da atmosfera de momentos, criações. Suas obras já foram expostas em exposições coletivas nas cidades de Alfenas, Minas Gerais, e Ubatuba, São Paulo. Seu trabalho pictórico, em 2023, poderá ser apreciado na mostra promovida pela Ícone Assessoria Artística, evento que contará com a curadoria do Historiador da arte Samuel Graças.