top of page
GabrielRodrigues(fotos).png

Gabriel Rodrigues

A órbita que circunda o indivíduo é vetor direto para construções, meios e formas que não necessariamente habitam seu consciente, contudo, movem-se em ritmo próprio e factual. Esse processo constitutivo apresenta-se com latência na trajetória de Gabriel Rodrigues, artista natural de Santa Maria e residente de Igrejinha, Rio Grande do Sul, pois o entorno foi determinante na formação de sua pessoa e de sua prática artística.

O primeiro contato de Gabriel com a comunicatividade dos arranjos estéticos deu-se, ainda criança, ao observar o pai trabalhando na criação de letreiros pintados à mão. Foi nesse contexto inicial que originou-se seu interesse por desenho e pintura. Posteriormente, o futuro artista viria a estudar em escolas católicas nas quais, através da presença de mosteiros, capelas e catedrais, construiu seu olhar sob forte influência de um modelo clássico de arte.

Já na fase adulta, Gabriel Rodrigues optou pela profissão de designer, realizando sua formação no Instituto de Arte e Design da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No decorrer da graduação, ele também estudou desenho, pintura, escultura e arquitetura. Depois de formado, por mais de dez anos, Gabriel focou unicamente em sua atuação como designer, o que fez com que deixasse de lado suas criações pictóricas. O reencontro ocorreu em 2021, tendo como principal motivação o olhar crítico do artista acerca da arte moderna e contemporânea. À época, Gabriel Rodrigues sentia-se atravessado pelo questionamento do belo e sua identificação com a alma. A partir de tal reflexão, ele sentiu um profundo desejo criar algo que aportasse um maior significado à sociedade do que o design comercial.

 

Tendo como principais inspirações nomes como Peter Paul Rubens, Rembrandt e Caravaggio, Gabriel pinta de forma a exteriorizar o belo que internalizou e que ele encontra referência nas obras desses grandes mestres da História da arte. Seu processo atual busca um aprofundamento no barroco, em cenas tenebristas, trabalhando mais o chiaroscuro, de maneira a deixar a composição mais dramática e profunda.

Gabriel Rodrigues constrói sua obra fazendo um percurso entrelaçado entre arte, beleza e história. Seu trabalho, em 2023, poderá ser apreciado na mostra promovida pela Ícone Assessoria Artística, exposição que contará com a curadoria do Historiador da arte Samuel Graças.

bottom of page