top of page
IMG-20231001-WA0038.jpg

Clau Gimmenez

Clau Gimmenez é uma artista visual natural de Duartina, interior de São Paulo, cidade onde reside. Em suas obras predomina o uso de tinta acrílica ou óleo sobre tela, contudo, sua linguagem artística também inclui colagem, assim como, outras técnicas em papel. Teve seu início nas artes ainda na infância, ao receber de presente de sua tia tintas e alguns pincéis, desde então, não parou mais de pintar. Formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista, depois em Pedagogia e, hoje, como estudante da pós-graduação, expande o seu campo de investigação para os estudos da Arteterapia.

 

A inspiração para suas telas vem principalmente da vida cotidiana que, através de suas mãos, adquire tonalidades vívidas e contornos suaves, retratando o extraordinário que emerge em cenas típicas da vida em sua cidade natal, sendo elas: a atividade rural, retratos e figuras da fauna e flora. Outra grande fonte de inspiração para Gimmenez são os problemas enfrentados pela humanidade, tais como: o preconceito, a epidemia pelo coronavírus, guerras e conflitos. Temas que ela corajosamente transpõe para suas telas com uso de pigmentos vibrantes justapostos, formando blocos de cor.

De acordo com a artista, a sua maneira de produzir arte retrata uma beleza que passa muitas vezes despercebida pelo olhar do espectador, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão sobre questões e problemas inerentes ao ser humano. Em suas palavras: “Quando retrato algo muito sofrido pela humanidade, pelas pessoas, (a obra) acaba se tornando uma cena menos intensa, mais leve, devido à leveza e à beleza do colorido, ou seja, é um real, porém, com muita poesia”.

Além das cores, outro elemento que se destaca na obra de Clau Gimmenez é a atmosfera onírica, que se deve não apenas à sua forma única de pintar, mas também ao seu processo criativo. Muitas de suas obras foram concebidas primeiro em sonho, no qual a artista relata ter vivido todo o passo a passo e, ao executá-las depois, sentia como se estivesse fazendo pela segunda vez. Assim foi o início da série Ouro & Prata, que recebeu destaque ao aparecer no programa "Revista de Sábado" da Rede Globo. Nessa série, a profusão de cores dos trabalhos anteriores dá lugar aos pigmentos metálicos prata e dourado. A técnica empregada consiste em desenho, colagem de materiais reciclados e pintura.

bottom of page