CarlaCarvalhosa.jpg

Carla Carvalhosa

Carla Carvalhosa é uma artista visual nascida no bairro de Vila Valqueire, zona norte do Rio de Janeiro, em 1967. Sua trajetória artística iniciou-se em 1990, ano em que começou seus estudos de pintura em tela com Said Ahmady e Nilton Bravo. Esse período formativo durou cinco anos e deixou-a preparada para uma futura carreira de premiações e participações em exposições.

 

Vale ressaltar que a artista recebeu Medalha de Ouro do Consulado Geral do Japão em 1995, Menção Honrosa por parte do Consulado da Espanha em 1996, e três de suas obras foram selecionadas para decorar os cartões da empresa Telemar em 1999. Além disso, Carla já expôs em espaços de prestígio, como: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Centro Cultural dos Correis do Rio e de Niterói.

 

Sua produção em pintura e escultura trata de questões emocionais, reaproveitamento do lixo e acontecimentos contemporâneos. Seus trabalhos apresentam uma estética com influências advindas de estilos como naif, cubismo e abstracionismo. Para manifestar na realidade seu pendor criativo, a artista faz uso de uma ampla gama de materiais. Em suas obras vemos, por exemplo, as tintas acrílica, óleo, pva e automotiva sendo utilizadas com pincel, espátula e airbrush sobre bases como tela, tecido, veludo, mdf, osb, eucatex, madeira, papel e papelão.

 

Em complementaridade com a produção artística, Carla há trinta anos ministra cursos de pintura e desenvolve trabalhos terapêuticos a partir da arte. Recentemente, devido à pandemia de Covid 19, sua preocupação com o descarte do lixo tornou-se ainda mais intensa, o que levou-a a intensificar a utilização de elementos reciclados como meio de atingir a tridimensionalidade. Em 2022, mais especificamente no mês de maio, Carla Carvalhosa participou de sua primeira exposição com a Ícone Assessoria Artística, a mostra Lugares Existenciais.